VISÕES, CONFLUÊNCIAS E CONFLITOS SOBRE O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO.

Disponibilizo nesta publicação link para acesso a minha dissertação de mestrado em Educação. O trabalho se refere ao ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e também propõe um método para análise de outros cursos do ensino superior.

RESUMO 

A presente dissertação trata da formação em Arquitetura e Urbanismo e da problemática relacionada: ao currículo, à formação dos professores, ao descontentamento dos estudantes, ao aumento do número de cursos sem paralelo aumento da qualidade dos mesmos. A pesquisa pretende trazer subsídios para o debate sobre os objetivos e a efetividade dessa formação. O estudo analisou as principais confluências e conflitos de visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a desejável formação profissional nesta área sob a ótica de diferentes agentes interessados no tema, tais como: estudantes, professores, Estado, profissionais, Conselho Profissional e a sociedade. A metodologia da pesquisa foi definida em função da análise proposta. Para conhecer e destacar os principais pontos das visões sobre este ensino foi utilizada a pesquisa qualitativa com a triangulação entre pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa telematizada. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Por meio desta técnica, foi possível identificar, comparar e analisar diferentes visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, permitindo, ao final, apontar perspectivas de mudanças para este ensino no Brasil assim como possibilidades de desdobramentos desta pesquisa. 

Palavras-chave: Educação Superior. Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Formação Profissional  

Link para dissertação completa: 

Fill out my online form.