CONJUNTO HABITACIONAL VERTICAL

Projeto elaborado conceitualmente para o tema "Conjuntos Habitacionais". Prevê capacidade para até 5184 pessoas com 864 apartamentos (80m² cada - possibilidade 0 a 3 quartos) e implantação em área mínima de 1 HaNo Brasil, em que atualmente o déficit habitacional é de 7 milhões de moradias, ou seja, aproximadamente 20 milhões de pessoas precisam de um lugar adequado para viver, talvez a resposta ao problema devesse passar pela adoção de propostas mais ousadas e radicais de enfrentamento.

DIRETRIZES DE PROJETO

1 - Qualidade.

2 - Quantidade.

3 - Manutenção.

4 - Sistema construtivo pré-fabricado.

5 - Inserção em vazios urbanos consolidados com infra-estrutura e próximo a núcleos de emprego, serviços, comércio, lazer e cultura.

6 - Inserção em áreas com potencial de desenvolvimento urbano, podendo o conjunto caracterizar-se como pólo.

7 - O edifício do conjunto possui pavimentos intermediários destinados a serviços e comércio básico. 

8 - Os apartamentos possuem prumada comum de instalações hidráulicas/ sanitárias e planta flexível com paredes em Drywall, podendo variar de 0 a 3 quartos em diferentes configurações, com previsão de boas condições de iluminação/ ventilação natural e de privacidade entre as unidades.

9 - Previsão de sistema sustentável com reuso de recursos hídricos, energéticos, ETE (estação de tratamento de esgoto) própria além de implantação de áreas de esporte/ lazer, horta comunitária e centro cultural comunitário nas áreas livres do terreno. 

Planta e Corte

Maquete


Estudo para implantação no bairro Jóquei Clube em Juiz de Fora/ MG.

Equipe de projeto
Alex Couri e Ueslei Bonin
2003

Fill out my online form.