PROJETO PRAÇA VIVA


Não é novidade o péssimo estado que se encontram praças em várias cidades do Brasil, a proposta principal deste conceito (Praça Viva!) é reafirmar o espaço da praça como fundamental para o convívio e lazer dos cidadãos, além de criar artifícios para manutenção e requalificação do mesmo.

O projeto prevê instalação de ponto comercial e equipamentos que além de atrair, deem suporte aos usuários com implantação de bar, banca de revistas, sanitários públicos, playground infantil, área de jogos e palco para apresentações culturais. Além destes equipamentos, em conjunto com ações de Secretarias de Saúde também é possível a instalação das chamadas “Academias da saúde”, projeto do Governo Federal que visa instalação de aparelhos e fornecimento de profissionais para estimular e orientar a pratica de exercícios em áreas abertas, como as praças públicas. 

Como contrapartida de uso do espaço comercial, a concessão deverá prever que o comerciante seja responsável e parceiro da prefeitura na manutenção das praças. Com estas medidas incentivando o uso efetivo, acredito que as praças públicas cumpram seu importante papel de trazer mais qualidade urbana a cidade e a vida aos habitantes.

Segue imagens de implantação proposta para requalificar a praça do bairro Monte Castelo no Município de Juiz de Fora/ MG.


PROJETO:

IMPLANTAÇÃO

Imagens, clique para ampliar;










Apresentação do projeto para moradores do bairro:

ELEMENTOS DA “PRAÇA VIVA”:

-          SERVIÇOS
-          ACESSIBILIDADE
-          PAISAGISMO
-          MOBILIÁRIO URBANO
-          ATIVIDADES ESPORTIVAS
-          ATIVIDADES CULTURAIS
-          AMBIENTES DE APOIO
-          SEGURANÇA 

FICHA TÉCNICA
Concepção: Arq. Alex Couri
Cliente/ parceria: Gabinete vereador Wanderson Castelar
Local e Data: Juiz de Fora/ MG - 2013/2014

Fill out my online form.