MONUMENTO SENA MADUREIRA

Implantação: Trevo de acesso a cidade.

Memorial Justificativo

A idéia do projeto foi trabalhar um símbolo extremamente ligado a história da cidade, surge assim a imagem simbólica da seringueira e de seu corte para extração do látex e produção da borracha. Todo interesse no território do Acre girou em torno desta matéria prima e representou nesta região fator determinante para o desenvolvimento de núcleos urbanos.

Sena Madureira, mesmo antes de sua fundação como município da federação, em 1912, já presenciava a comercialização do produto, no entanto só após a Revolução Acreana e com o real interesse do Brasil pelo Acre, foi estimulada a ocupação da região, assim, Sena Madureira recebeu uma série de serviços e repartições públicas, se tornando o núcleo urbano mais desenvolvido do Acre, daí a simbologia no projeto do monumento proposto:

A goma do látex a escorrer pelos sulcos da “seringueira” originando a malha urbana do núcleo central de Sena Madureira, representado pelo atual mapa da cidade marcado em relevo no piso da praça de implantação do monumento. Sempre que chover, fato constante na região Norte, o mapa de Sena impresso no piso ficará recoberto por uma lâmina d´água, reforçando a idéia pretendida na concepção do projeto.

A exploração dos seringais como principal atividade econômica de Sena Madureira e a conseqüente formação de seu núcleo urbano são determinantes na história da cidade, sobretudo no período áureo da borracha, quando o município atingiu grande desenvolvimento. O posterior declínio da borracha e do desenvolvimento de Sena, assim como as atuais e novas perspectivas econômicas e culturais para todo Acre não sublimam o valor da história, já consolidada e agora representada nesta proposta para Sena Madureira.

Arq. Alex Couri




FICHA TÉCNICA
Concepção: Alex Couri
Local e data: Sena Madureira/Acre
2007

Fill out my online form.